Muitos alunos não têm o hábito de reler sua produção textual, às vezes por pressa, por desinteresse ou por falta de incentivo por parte do educador.
Além de a escrita ser um hábito constante, ela também precisa ser revisada, pois, ao escrevermos, as ideias vão fluindo naturalmente, e às vezes algo que precisava ser modificado ou acrescentado fica a desejar, comprometendo a qualidade do texto.
Um exemplo que retrata claramente esta questão são os chamados “Vícios de Linguagem”, com ênfase especial ao Pleonasmo e à Redundância.
São falhas ocorridas tanto na linguagem verbal quanto na escrita, e que fazem parte do nosso cotidiano.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Reconhecer pleonasmos;
Duração das atividades 1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá ter ciência de que na língua há expressões que indicam redundância, ou seja, constituem-se pela mesma ideia, como “subir pra cima”; “descer pra baixo.”
Atividade
Como motivação inicial, o professor exibirá o vídeo humorístico “Pleonasmo”, que está disponível em: http://www.youtube.com. Depois de assistido o vídeo que trata divertidamente de expressões pleonásticas, tais como “certeza absoluta”, “comparecer pessoalmente”, “encarar de frente”, dentre outras, o professor dará um tempo para que os alunos, em duplas, consigam escrever o maior número possível de expressões pleonásticas, tendo em vista que os discentes já foram alertados quanto aos pleonasmos pelo vídeo assistido. Nesta dinâmica, ganha a dupla que conseguir escrever o maior número possível de redundâncias.
Parabéns pelo Blog Renato, que esta nova ferramenta de ensino, se torne importante na sua prática pedagógica, modernizando cada vez mais suas aulas.
ResponderExcluirRita Elaine