segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pleonasmo



Muitos alunos não têm o hábito de reler sua produção textual, às vezes por pressa, por desinteresse ou por falta de incentivo por parte do educador. Além de a escrita ser um hábito constante, ela também precisa ser revisada, pois, ao escrevermos, as ideias vão fluindo naturalmente, e às vezes algo que precisava ser modificado ou acrescentado fica a desejar, comprometendo a qualidade do texto. Um exemplo que retrata claramente esta questão são os chamados “Vícios de Linguagem”, com ênfase especial ao Pleonasmo e à Redundância. São falhas ocorridas tanto na linguagem verbal quanto na escrita, e que fazem parte do nosso cotidiano. O que o aluno poderá aprender com esta aula • Reconhecer pleonasmos; Duração das atividades 1 aula de 50 minutos Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno O aluno deverá ter ciência de que na língua há expressões que indicam redundância, ou seja, constituem-se pela mesma ideia, como “subir pra cima”; “descer pra baixo.” Atividade Como motivação inicial, o professor exibirá o vídeo humorístico “Pleonasmo”, que está disponível em: http://www.youtube.com. Depois de assistido o vídeo que trata divertidamente de expressões pleonásticas, tais como “certeza absoluta”, “comparecer pessoalmente”, “encarar de frente”, dentre outras, o professor dará um tempo para que os alunos, em duplas, consigam escrever o maior número possível de expressões pleonásticas, tendo em vista que os discentes já foram alertados quanto aos pleonasmos pelo vídeo assistido. Nesta dinâmica, ganha a dupla que conseguir escrever o maior número possível de redundâncias.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog Renato, que esta nova ferramenta de ensino, se torne importante na sua prática pedagógica, modernizando cada vez mais suas aulas.

    Rita Elaine

    ResponderExcluir